Máquina de Jato de Areia: como funciona?

Se você já trabalha com jateamento abrasivo, esta Máquina de Jato de Areia é um dos melhores itens para você compor sua caixa de ferramentas e permitir uma oficina completa. Ela atua na limpeza superficial de objetos metálicos, na remoção sujeiras à óleo, tintas envelhecidas de construções, cascas de fundição e é perfeita para dar um jeito na oxidação do portão de entrada do seu cliente.


Principais benefícios da Máquina de Jato de Areia

1 - Portabilidade:

Este equipamento recebeu um design compacto, justamente para te ajudar em pequenos trabalhos e pode ser transportado sem qualquer problema para outros ambientes, em maletas de ferramentas comuns.


2 - Usabilidade:

A Máquina de Jato de Areia, foi desenvolvida com um peso reduzido para facilitar o seu manuseio, sem prejudicar o seu bem estar durante o uso. Além disso, contém um jato ajustável, com uma ótima ampliação.


3 - Capacidade:

O reservatório do produto tem uma capacidade de 600 ml, onde você tem a possibilidade de escolher diversas opções de abrasivos disponíveis no mercado. Além da areia fina, você também pode optar pelo aço preto ou óxido de alumínio, os produtos mais populares no Brasil.


Como funciona a Máquina de Jato de Areia?

Para seu pleno funcionamento você vai precisar de um compressor compatível, conectado a um cabo, que ajude o equipamento a alcançar uma pressão de 70 PSI a até 150 PSI. A ideia é que quanto maior for o seu compressor, maior será a potência do jateamento.

Feito isso, você deve colocar o produto abrasivo no reservatório e, caso escolha a areia final, faça um breve tratamento para eliminar as impurezas. Coloque-a no sol para secar, realize um processo de peneiramento simples e está pronta para uso.

Agora, se você escolher o óxido de alumínio, um produto alternativo, não é necessário um tratamento especial. A grande diferença não está no resultado do serviço, mas sim na sujeira que faz o produto.

Geralmente, a areia fina costuma fazer um pouco mais de sujeira que o óxido de alumínio. Dessa forma, caso for fazer um serviço dentro de casas residenciais, escolha o óxido de alumínio.


Jateamento em Vidro e Jateamento de Limpeza

Apesar da Máquina de Jato de Areia ser muito utilizada para limpar ferramentas, portões enferrujados e até mesmo em carrocerias, a peça também pode fazer parte da decoração de ambientes, através do jateamento de vidro.

É uma técnica antiga que surgiu lá na década de 70, com a gravação em garrafas de vidro e hoje é utilizado para decorar ambientes, atuando na fabricação de materiais em vidro artesanal.

O vidro jateado está presente em box de banheiros, divisórias entre escritórios e até mesmo em vidros de janelas, onde o objetivo é realçar a beleza do ambiente e também controlar a luminosidade do local através do efeito fosco do vidro jateado.

Por isso, para quem trabalha com este tipo de serviço, a Máquina de Jato de Areia é uma excelente opção para elevar a produtividade.


Dicas de uso


  • É importante que você mantenha a limpeza do material, principalmente desentupindo o bico do equipamento eventualmente.
  • Durante o uso é necessário utilizar equipamentos de segurança como óculos e protetor auricular.
  • Tente não colocar mais pressão do que a Máquina de Jato de Areia suporta e garanta a longevidade do produto.


Conheça também:

Esguicho de Alta Pressão - MaxVap™

Adaptador de Torneira - 360°

Jateador de areiaJato de areiaMaquina de jato de areia

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.